domingo, 31 de julho de 2011

Dois Candidatos Dois Nascedouros

Únicos com chances reais de ganhar a próxima eleição para prefeito em Criciúma até tem coisas em comum, mas tem nascimentos distintos. Romanna Remor nasceu e cresceu trazendo com ela os sinais da nova geração que é o preparo intelectual e criatividade aliados a vontade para suprir a ausência do poder financeiro.

Clésio Salvaro nasceu da politica antiga onde via de regra o candidato saia de uma família com interesses próprios que fomentava sua criação para que fosse defender os mesmos. Assim nasceu Clésio Salvaro, com seu tio Henrique Salvaro despejando tempo e recursos em suas campanhas.

Salvaro é homem obstinado e trabalhador, isso não se discute, discutem-se sim seus métodos, mas não teria conseguido nada se não fosse o grande empurrão dado por seu tio, ou seja, não é nenhum super herói. Romanna aproveitou oportunidades que teve para se instruir e então preparada aliou a coragem que tem e se tornou forte e única opositora capaz de ganhar de Salvaro.

Essa eleição passa também pelo embate de gerações e maneira de fazer politica. Romanna trás consigo a novidade que de fato só os jovens podem trazer. Um de seus diferenciais é o ouvir. Salvaro governa e faz política de cetro na mão. Ela mais que Clésio tem uma vida pela frente e sabe que será fortemente cobrada, pois forte cobradora foi e é do governo de Salvaro.

São nascedouros e caminhos diferentes. Salvaro hoje aclamado por alguns como imbatível foi também homem de derrotas. Persistiu e merece onde está. Romanna veio aos poucos se apresentando a cidade. Primeiro já é prefeito e arranca na frente. Romanna não tem a maquina em mãos para mostrar o mesmo, mas faz da vereança eficaz seu cartão de visita.

Então que se faça comparação com devido discernimento. Quanto ao nascimento ele agarrou com vontade a oportunidade que teve e ela nasceu e evolui mais por competência do que por adubagem de terceiros.

E pra encerrar digo que muitos de nós poderíamos o mesmo ou até mais se também tivéssemos a chance que alguns tiveram. São da terra, falíveis e alguns bem menos que a maioria imagina.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Meu Umbigo Meu Rei

Ouço reclamação e ufanismo de todo tipo, mas aprendi que tudo parte da premissa do que é melhor “pra mim”. As pessoas em 99% defendem ideias que dão sustentação a interesses pessoais. A diferença de quem presta ou não é que quando satisfeitos os interesses pessoais então as pessoas de bem passam e continuam a defender algo mais pensando no próximo e quem nada vale para por ali.

Alguém já viu uma pessoa defender politico A ou B se caso esse ganhasse uma eleição o defensor sairia prejudicado? Não, eu nunca vi. Politicamente como em tudo na vida todos fazem alguma coisa por questão financeira ou de vaidade, englobando aqui raiva e coisas do tipo. As pessoas são movidas por sentimentos e necessidades.

A escolha do bom caminho existe e há muita gente que faz isso, mas dizer que o faz só para o bem da humanidade é mentira. Sei que alguns dirão que sou frio na análise das coisas e eu confirmarei isso, pois é de maneira fria que se consegue analisar a cena e os atos em si.

Escrevi isso porque estou de saco cheio de ver muita raposa querendo se passar por Madre Teresa de Calcutá. Discursos vazios continuo vendo, mas ações para com o próximo em detrimento pessoal quase nada. Funciona como na velha frase: "Farinha pouca meu pirão primeiro”. É da vida. É do jogo.

Futebol De Verdade

O jogo entre Santos e Flamengo fez relembrar o que é futebol de verdade. Lembrou a nós e até mesmo os gringos que tanto questionam atualmente nosso futebol, e com razão. Um jogo onde a bola foi bem tratada por quem de fato é jogador de futebol e não esses botineiros que treinam mais na academia do que com bola. Preparam os músculos como se fossem para uma luta de MMA e então depois pensam no passe, no drible, no chute ao gol.

Outra façanha do jogo é virar um placar de 3X0 na casa do adversário sendo ele o campeão da América. Neymar ontem sim mostrou do que é capaz. Em um dos gols encarnou o futebol brasileiro de outrora. Aquele em que o futebol bonito e decente era quase que obrigação.

Mas uma lição em especial ficou que foi a seguinte. Quem é craque pode até por um motivo ou outro deixar de mostrar o que pode, mas não esquece jamais. O tão questionado Ronaldinho Gaúcho que tem em seu currículo Copa do Mundo e o título de melhor do mundo tostou a língua de críticos e torcedores imbecis. A falta que bateu resumo o jogo. Coisa de gênio.

Na verdade se espera muito de Ronaldinho porque ele pode dar. O espetáculo e a produção acima da média só podem ser esperados dos talentosos e por isso se cobra tanto de alguns. Dos medíocres espera-se apenas a mediocridade. Que o futebol nos dê mais oportunidades de ver sua melhor face. Santos 4 Flamengo 5, um desses inesquecíveis.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Frase Recorrente

Já escutei dezenas de vezes na vida: “Cuidado, não confia nele ou neles por isso e por aquilo.” Então para os bem intencionados e para os que nada valem, mas tentam se passar de gente boa digo o que segue.

Primeiro: Nesse mundo ninguém tem garantia de nada em lugar nenhum, se estaremos vivos no minuto seguinte e quem dirá o que se passa na cabeça do próximo, mas isso funciona pra todos, pois a vida é assim e quem não quiser correr riscos se puder peça para não nascer.

Segundo: Para toda ação existe uma reação, então cabe a cada um tomar suas atitudes caso a confiança depositada não seja retribuída. Cobre do mesmo jeito, de outro ou se cale, essas são as alternativas, mas pra quase toda doença do dia a dia existe um remédio.

Terceiro: A confiança nas pessoas ainda tem que existir por mais difícil que seja, pois do contrário o isolamento começa a se tornar a única solução. Isso em todas as áreas de nossa existência, pessoal ou profissional.

Quarto: Vida já me deu mais motivos do que eu queria e merecia para ter meus pés no chão e jamais crer apenas em boas palavras e tapas nas costas. Mundo virou negócio, dê o que precisam e receberás o retorno, mas se é pra negociar que seja com pessoas que você ainda possa dar um voto de confiança, no mais as possibilidades de erro e acerto são pra todos.

Pra encerrar deixo essa que é básica e verdadeira: “Quem muito desconfia confiável não é”.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Síndrome de Grécia

Entre nós existe muita gente com síndrome de Grécia, ou seja, falida, mas que ostenta até a última instância status de país de primeiro mundo. São arrombados, mas com pose de bem nascidos.

Uma das coisas que me espanta são mulheres que trabalham mês todo e gastam só com “roupas” para impressionar os playboys que via de regra apenas usam e jogam fora, para sair com as amigas ricas e outras tão falidas quanto elas, mas com pose de “tudo pago”. Pra faculdade ou algum curso nem pensar, isso é supérfluo.

Tem também uma rapaziada que passa noite com uma cerveja a 40 graus porque tem que economizar tudo e algo mais para pagar mensalmente a “bíblia” que ganharam quando financiaram o carrão pra impressionar as gatinhas e pra fazer parte do grupo dos abastados que por sinal tem um time que adora o cartório de protestos.

Querer viver bem é válido. Viver para os outros é burrice. Viver de maneira enganosa pra si mesmo é cansativo. Então mulheres só terão e valor e serão aceitas com vestido com “preço pendurado”? Rapaziada não tem mais nada acrescentar que seus bólidos que tem sociedade quase vitalícia com bancos? Viver de verdade ainda vale a pena e no mais tem fim.

Escândalo Da Moda

Brasileiro vive do escândalo do momento, seja em qual área for. O “corno” há muito tempo perde a graça, querem saber do atual, do que ainda dá uma boa conversa. E assim é na politica, parece que tudo que aconteceu até hoje não existe mais, apenas o caso do Ministério dos Transportes.

Tudo deve ser discutido, mas acontece que esquecem os outros e esquecerão o do momento até que chegue o próximo. Falaram do caso Palocci sem parar, mas agora que tem o caso “Nascimento” não se fala mais nele e em seus parceiros. Resolveram aquele? Nem vou enumerar outros tantos com direito a todas as siglas com seus finos telhados.

Hoje sou responsável junto com outros pelo PR na cidade e respondemos por nós e quanto ao “caso da moda” que se apure e se de a devida punição ou não. O Brasil tem no seu povo e imprensa modistas que falam apenas do momento? É justo e produtivo esquecer o que passou? Estão todos apenas a espera do próximo para bradarem como paladinos “ineficazes” da moralidade?

Fala-se muito, resolve-se quase nada e assim o ciclo se renova no país da excessiva teoria na boca de pseudo intelectuais. Que as memórias não se tornem seletivas. Que a população num todo não se atenha apenas ao caso da moda.

domingo, 24 de julho de 2011

Talento venceu a mediocridade

A vitória do Uruguai na Copa América depois de tudo que se viu é a vitória do talento sob a mediocridade. Seria um crime um time que só se defendia erguer o troféu. Sempre fico feliz quando o talento vence qualquer tipo de coisa que funciona na força e que usa de estratégias menores para evitar o triunfo do melhor.

Na vida acontece muito o contrario. Virou hábito usar a força seja ela econômica ou politica para apagar a chama do talento que alguns têm e que às vezes não conseguem manter acesas devido ao uso das forças antes citadas. Nem todos gostam dos talentosos, ainda mais quando eles têm vontade de vencer.

O medíocre é normalmente violento seja com palavras ou com força física. Faz isso para compensar a falta de preparo intelectual, de entendimento de vida e de caráter, mas quase sempre por mais que demore sua mediocridade fica exposta e vinculada a ele até o final dos seus dias, ou pior, deixa essa marca como sinônimo de sua passagem terrena.

Nota Preventiva

Antes que comecem a dizer o que eu não digo deixo claro que em relação à eleição do ano que vem a qual agora faço mais parte do que nunca, pois estamos a frente do PR na cidade, tomamos decisões conjuntas, e mesmo tendo motivos pessoais, coisa que todos têm, agora zero a história e sigo com a "rapaziada" meu caminho.

Mesmo tendo sido o inicio da história e estando a frente junto com outros mais quero evitar qualquer coisa que cause desgaste pessoal e principalmente para o crescimento do PR em Criciúma. Conheço o meio e sacanagem de algumas pessoas que gostam de botar palavras na boca alheia para prejudicar o próximo em detrimento pessoal e isso não aturo mais.

Queria que tal nota fosse dispensável, mas apenas vivo a vida como ela se apresenta e deixo dito que estamos de boa vontade com nós mesmos, com nossos mandatários, com a sociedade e com todos outros que agirem de boa fé e nos respeitarem. O contrário também é verdadeiro. Somos apenas uma nova geração, nem tão nova assim, tentando ocupar seu merecido espaço no cenário politico da cidade.

sábado, 23 de julho de 2011

Mesa De Bar



Uma das coisas que mais gosto na vida é de mesa de bar, onde tudo acontece, aonde as verdades e opiniões sobre tudo e todos vem à tona acentuadas por várias cervejas, por pingados, por martelinhos e outras tantas estando entre elas minha predileta que é o whisky. Já tomei milhares de doses da minha bebida predileta. Já conversei com o próprio, discuti e com ele tive grandes idéias. Bom companheiro.

Em mesas e balcões de bar já vi e participei de dezenas de discussões politicas que se estendiam com intensidade nos argumentos e até mesmo na voz alterada de quem quer colocar sua maneira de ver a coisa conforme o teor alcoólico aumentava, mas “quase” sempre com grande abraço no final no embate. Democrático são os bares que vão desde grandes empreendimentos a pequenos botecos com suas comidas do além e figuras jamais vistas em outro ambiente.

Já vi gente chorando, gente afogando as magoas, gente comemorando nem sei o que. Uns se tornam intelectuais e outros esquecem sua intelectualidade para se sentirem apenas gente. Em resumo, nesse santo ambiente seja ele zero estrelas ou algo diferente, vi de tudo um pouco e por eles, por seus donos folclóricos e aos participantes da cena meu apreço e desejo de longa vida.

Copa pra quem?

Por que temos nós pagadores de impostos bancar construção de estádios de futebol sendo que muito ficarão na mão de particulares como no caso do Corinthians, que além de ter o seu erguido com grande parte de “incentivos públicos” depois negociará com empresas privadas a colocação do nome? De quem são esses estádios?

E mesmo na construção ou repaginação de estádios integralmente públicos terá acesso o povão na Copa do Mundo? Não. Depois da Copa Do Mundo o brasileiro humilde que tanto gosta de futebol terá como ir a jogos de seu clube com ao menos ingressos acessíveis? Não, no máximo uma promoção quando o time estiver muito mal.

Além desses detalhes nem tão detalhes assim está o Brasil com dinheiro sobrando e com tudo em dia para gastar assim? Quem de fato lucrará com a Copa Do Mundo? Será o povo vendendo suas quinquilharias ou serão grandes empresários de turismo, comunicação, entretenimento e outras áreas? Mais uma fraude no país das fraudes.

Sei que existe o lado bom da coisa. Sei que se arrecadará dinheiro que mesmo na mão de poucos produzirão impostos a serem pagos aos cofres públicos, mas sinceramente pelo que conheço da bagaça para o bem da maioria seria melhor assistir pela TV num país com melhores condições. Não é praga, mas esperem pra ver.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

No Jogo De Novo

Não que tenha sido grande coisa, mas pra quem estava fora do jogo de maneira imposta por atitudes covardes e de baixo teor moral me considero depois de mais de um ano de muita batalha um vencedor. Só eu sei o que passei. Até porque os que nem me olhavam mais e achavam que eu já era hoje tiveram que repensar toda a trama.

Conseguir certas coisas com uso do poder financeiro ou político é fácil, quero ver é conseguir mesmo sem força que foi se dissipando pelo caminho e na raça. Tenho orgulho de mim por essas proezas de que quando as pessoas acham que eu já era renasço. Eu já havia avisado que a história não tinha terminado.

Sei que a vida ainda me apresentará muitos desafios, pois sou homem de desafios. Não sou de ficar sentado e nem de calar quando injustiçado, mas sei também que meu poder de recuperação e vontade mesmo que eu caia me tornarão a deixar de pé e no jogo. Que eu sirva de exemplo pra quem acha que o fim do caminho chegou. Agora é zerar tudo e no mais era apenas uma esquina.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Datena: Símbolo Da Mediocridade Televisiva

Acho Luis Datena uma das piores coisas que tem na televisão brasileira. Faz um programa de baixo nível usando as agruras do dia que como se sabe dá ibope e levantando assuntos recorrentes vira assim um fanfarrão porta-voz do pobre material e intectualmente povo brasileiro. Às vezes assisto pra ver até onde chega a mediocridade de um programa que é feito só pra vender.

Dependendo do assunto fica dias, semanas, meses usando desgraça alheia como se fosse um grande chefe de torcida que conduz os gritos pra lá ou pra cá e com os devidos dizeres. Dono de um salario milionário faz como se fosse homem do povo, representante dele. Band melhor do Brasil, daqui a pouco Record melhor do Brasil. Opinião conforme o vento.

Fosse bom como quer parecer e tivesse ele tanto potencial para resolver os problemas de que tanto fala deveria estar na vida publica, mas fala muito e nada faz. E de "Datenas" que muito reclamam e fazem jogo de cena o país está cheio. Vejo nesse homem uma espécie de “bolsa-bobagem” acompanhado do “vale-sacanagem”. Em suma, uma grande fraude.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Ler é pra otário (muitos pensam assim)

Ler pra que se os vídeos do yotube nos permitem ver e escutar sem ter que fazer uso mais intenso de nosso cérebro e de nossos olhos? Do que me interessa saber o português se lá no Orkut ou MSN que é onde escrevo as abreviações e escrita de forma coloquial (errada) é que legal e é permitida? Pra que ler e saber escrever se até os vestibulares estão acabando?

Pra que ler e me informar se o que interessa é saber o resultado do futebol e a quantas andam as novelas? Pra que saber a opinião alheia a respeito das coisas e aprender algo mais se sou suficientemente intelectual para o mundo que vivo? Do que importa saber mais ou menos se na hora de trabalhar o que vai valer é aquele esquema?

Esses e outros tantos questionamentos e alguns com certa razão é que tem levado o brasileiro a ser um povo sofrível com sua língua, escrita e informação. Escrevo por escrever, gosto de fazer isso, pois quem sou eu simples vivente para fazer milagres num país de analfabetos funcionais? Maioria prefere ler uma piada de três linhas do que qualquer texto pouco maior. Isso é Brasil. Morrer pobre financeiramente nem sempre inevitável, pobre de conteúdo salvo raras exceções é escolha de cada um.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Criciúma Riqueza Que Passou

Criciúma é uma cidade que já foi muito rica e hoje vive da riqueza de outrora e de camicases com pequenos novos negócios. No mais muitos vivem de aparência com suas contas estouradas, nomes em cartórios, bíblias a pagar, mas com cara de tudo certo. Os índices governamentais tem mostrado o empobrecimento da cidade e região.

As grandes empresas deixaram ou nem vieram para cidade em troca de benefícios fiscais dados por outros municípios. Os sindicatos barulhentos e ate mesmo violentos de décadas atrás espantaram muitos novos negócios. Nossa força politica se dissipa em brigas pessoais e enquanto isso o povo se obriga a trabalhar por pouco, pouco mesmo.

Essa semana anunciada a possível demissão de cerca de 500 mineiros por questões praticas que no caso dizem é o fim do carvão na mina tocada pela cooperminas. E agora? O que fará mais essa leva de gente numa cidade onde o emprego já é raro? Viverão do seguro desemprego e na sequencia terão novas oportunidades? Onde está o crescimento que muitos anunciam?

Somos há tempos ignorados por governos sejam estadual ou federal. Ninguém aparece por aqui com algo de fato novo e bom. Na verdade fora da época eleitoral nem aparecem por aqui. Será que meu olhar é diferente da realidade? Está o povo feliz com o que ganha em seus empregos? Estará a cidade num bom momento? Os números e os fatos dizem o contrario.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

12 15 17 19 21 Quantos?!

Darei a minha opinião quanto ao aumento ou não do numero de vereadores. De inicio o que tem que ser analisado é o percentual do repasse do executivo e como ficará a sobra caso aconteça, se será devolvida ou não ao repassante e como que vai ser usada. De nada adianta ter "cinco" vereadores se o repasse for o mesmo e o dinheiro for “queimado” na câmara.

Para o prefeito quanto menos vereadores melhor, assim consegue abrigar os indicados dos eleitos e faz maioria na câmara. Para alguns vereadores que estão no poder e tem como profissão isso reeleição é encaminhada e por isso não interessa o aumento. Antes pensavam diferente. Para a imprensa é interessante que tenham menos gastos na câmara. Afinal de contas quanto mais sobrar maior será a margem para gastos legais com meios de comunicação e publicidade.

Câmaras viraram extensões de empresas ou igrejas e a outra parte é ocupada por políticos profissionais. Querer extirpar maior participação popular é direito de quem assim pretende, mas que se deixe claro tudo que cerca tal assunto. Quanto à qualidade dos eleitos cabe a população. Pior é ficar sem qualidade e sem representação de fato popular. No mais cansa ver discursos todos com interesse pessoal, mas com ares de Madre Tereza de Calcutá.

E se nada for o suficiente podemos então fazer uma câmara com crianças que ganhariam apenas doces e votariam sem saber em tudo que o prefeito pede, mudaria pouco.

Futebol É Secundário


Outro dia escrevi algo dizendo que o futebol atual principalmente o da Seleção Brasileira não me arrancava grandes sorrisos ou aflição. Futebol sem graça feito por gente cheia de graça e negócios por trás dele e por jogadores que se preocupam mais com visual do que com o jogo em si. Boleiros bajulados, mascarados e ineficientes.

Mas hoje quero lembrar que o futebol é secundário porque não faz ele a vida de um povo ficar melhor ou pior. Tirando aqueles que têm paixões doentias por seus clubes ou seleção que preenchem provavelmente um vazio existencial assim e precisam de resultados positivos para se sentir bem no mais é apenas um esporte, diversão.

Tenho também meus clubes (Criciúma e Flamengo) pra quem torço, comemoro e xingo, mas sem esquecer que deles não vivo. Que os jogadores enchem seus bolsos e do dia pra noite estão em outro lugar. Sei que muitos ganham dinheiro até de forma indevida com nossa paixão, mas mesmo assim continuo a torcer, mas colocando futebol no seu devido lugar.

Quem mais pode dedicar tempo e atenção ao futebol é quem melhor vive e menos problemas concretos têm em seu país. O ópio do povo é importante para amenizar o sofrimento de uma vida dura e alegrar nossos “finais de semana”, mas que não seja ele colocado em um patamar como se fosse essencial para a vida de nossa gente.

domingo, 17 de julho de 2011

Humildade Na Medida Certa

Humildade é mãe e pai de muitas coisas boas mesmo parecendo ela incapaz de produzir grandes feitos, sem esquecer jamais de que na hora que mais precisarmos ela fará diferença enorme. Está certo que muitos esquecem e até não acreditam nessa hora, mas sinceramente eu acredito que ela é certa como a mais infalível equação matemática.

Certa vez Augusto Cury disse essa frase que quase nunca lembro com essas palavras, mas jamais esqueço o que ela quer dizer: “O maior líder é aquele que reconhece sua pequenez, extrai força de sua humildade e experiência da sua fragilidade”. Quem se acha poderoso e imbatível, coisa que não existe, não sabe que é o mais sujeito a acontecimentos inesperados.

Ninguém é demasiadamente grande para saber tudo e nem tão pequeno que não possa ensinar algo. Mas vou lembrar fato importante que é não confundir humildade com fraqueza, humildade com falta de potencial. Ser humilde não é ser coitado, é saber lhe dar em momentos de alta ou baixa com a vida e as pessoas da mesma maneira.

Não é necessário expor “troféus” a toda hora, mas também não se pode agir sempre como um monge. Não é de bom gosto a exposição gratuita e a qualquer preço, mas também não se pode deixar cair em esquecimento. Mais um breve texto desse simples vivente, mas com olhos no futuro. Que ele ajude a uma pessoa que seja.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Que herança é essa?



Que pampa é essa que eu recebo agora? Na verdade adaptando para o todo pergunto que país é esse que nossa geração recebe? Como podemos nós viver dignamente num lugar onde a corrupção e a lei de Gérson imperam? Rasparam o tacho e mal nos deixaram os restos. Será que não podiam pensar que após a geração de quem mais delapidou do que construiu esse país viriam outras?

Querem que tenhamos um futuro melhor e que tentemos conseguir algo numa terra arrasada e apodrecida. Como vamos nós deixarmos algo decente para nossos filhos se recebemos em grande maioria uma pampa pobre e sem perspectiva de futuro? Definitivamente nos deixaram com a guaiaca nua para pagar uma porção de contas, mais que merecíamos e podíamos.

Contas essas produzidas até mesmo pelos hipócritas que acham que fizeram grande bem ao país. Que esquecem que para ter o que tem devastaram vidas presentes e futuras. Que se danem as palavras vazias de pensadores e de pretensos sábios, pois a realidade é dura no país que recebemos de herança. Mas não hei de desistir, só de teimoso.

Apenas Mais Uma De Amor

Pra não dizer que nunca mais falei das flores mais uma vez me coloco perante o maior e mais importante sentimento humano que é o amor. Só não sente falta do amor quem tem algum desvio de caráter ou quem de fato nunca conheceu um de verdade. No mais a frequência pode ser maior ou menor.

Quando se tem uma grande decepção amorosa, coisa que praticamente todos já tiveram ou terão há de se lembrar de que existe mais gente lá fora e que talvez aquela passagem desastrosa serviu apenas de estágio para um futuro melhor.

Para uns ele aparece mais cedo e fica, para outros aparece cedo também, mas não passa de uma fraude e para viventes como eu chega cedo, mas não é aquilo, aparece outro que jurava ser de verdade, mas era de mentira e como prêmio por ter passado por todos esses estágios e muito mais ele vem com a força multiplicada e na hora que menos se espera.

Se o que tenho e se o que outros têm será eterno ninguém é capaz de dizer, mas sei que tenho que vivê-lo sem pensar nas agruras do caminho e sem fazer comparativos com nem tão amores assim passados e com os outros. Por isso tento e vou continuar a tentar, pois mesmo alguns querendo negar sem amor nada seriamos.

Um toque para os juvenis (Eleição 2012)

Nessa época do ano com a eleição apontando candidatos com bala na agulha começam analisar a cena e ver nomes que podem lhes servir. Fazem seus cálculos se achando os maiorais e acham que no mais todos são bestas que poderão enganar na hora certa.

Eles sabem que sozinho ninguém se elege. Precisam de formadores de opinião e de gente que disposta a cair na estrada e fazer coisas nem sempre fáceis e pra fazer isso é necessário dom e culhão. Quem nunca fez e não é do metiê rapidamente sente a pegada e corre.

Voltando ao raciocínio pensam assim: “Vamos cozinhar mais um tempo. Pra que gastar agora? Desses aí maioria acerto lá na frente(maioria é desse jeito).” Sem contar que maioria usa já tendo em mente os que serão descartados depois. No descarte falo no caso de acordos não cumpridos.

Para os “juvenis” que entrarão em alguma barca sem o “acerto”: Pesquisem a respeito do candidato. Ouça das pessoas se é ou não cumpridor de compromissos. Para candidatos digo que estamos mais espertos que nunca. Querem algo sério terão os bons, querem sacanagem terão os sacanas que no fim custam caro. E para os macacos velhos é hora de nos respeitar, mas isso tem que ser feito por todos.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Preconceito Verdadeiro Só Se Faltar Grana

Fala-se demais hoje em dia em homofobia, preconceito disso e preconceito daquilo. Falam tanto que às vezes por ser branco e heterossexual me sinto acuado e pertencente a uma minoria que não pode opinar e quem sabe até mesmo uma parcela da sociedade fora de moda, pois o fashion agora é ser gay, bi, tri e liberal.

É sabido que grupos homossexuais, negros e até mesmo nordestinos sofrem mais por causa de alguns desatinados, mas nem por isso são os únicos que são focos de violência. Ela entra em todas as casas e classes, mas virou tendência achar que só esses ou aqueles são vitimas e tem direito a atenção especial das pessoas e órgãos governamentais.

A discriminação existe de fato é de forma social. Que se deixe a hipocrisia de lado, pois todos sabem que se o vivente tiver grana pode ser negro, gay ou nordestino lá do sertão. E o contrário é verdadeiro, o elemento pode ser super hetero, branco como uma vela, ter olhos azuis cor do mar, morar no extremo sul do país, mas se não tiver grana está fora do jogo.

Colombo (Breve Comentário)

Governo Raimundo Colombo maior decepção que já tive em termos de governo estadual até agora. Parecia-me um homem centrado e com pulso forte, ao menos foi isso que tentou passar durante a campanha. Lembro que por uma questão local e por afinidade não votei em Colombo, o mesmo que foi eleito no primeiro turno pelos catarinenses.

A greve da educação em pouco tempo testou e reprovou seu poder de reação. Suas propostas de campanha para área vieram por agua abaixo e o homem que dizia que teria “as pessoas em primeiro lugar” se mostra perante a situação contrária raivoso e desprovido de condições de reverter o jogo.

Tem como sombra o PMDB e sabe que não pode fechar as famigeradas SDRs, pois estaria assinando um contrato de guerra com seu vice e seu padrinho maior e mentor da aliança que levou Raimundo ao poder, nosso nobre senador Luis Henrique da Silveira que agora tem oito anos de mandato e apenas vê ao longe.

Tem tempo para mudar a situação, mas algumas marcas já são indeléveis. Outra fratura vergonhosa nesse mandato é o PP que se entregou ao governo e os discursos berrados de outrora agora são sussurros envergonhados de quem faz algo errado. Tem salvação? Acho difícil. O céu? Não, no máximo o purgatório. Esse é o destino dessa barca. O governo e o povo esperam seu governador.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Há de se preparar (Eleição 2012)

Clésio Salvaro quando foi candidato a prefeito pela segunda vez tinha na cabeça que o vice teria que ser do centro da cidade para abri-lo já que na periferia seu trabalho de deputado com ações sociais, umas ate discutidas em juízo, lhe deixava bem. Certa vez disse em uma “mesa de inocentes" da qual eu também participava: “Se o PP não for meu vice não sou candidato”.

Salvaro tinha rejeição do grande centro devido a vaidades de alguns que viam seu tio tomando conta de setores importantes como comunicação e então a burguesia criciumense pensava mais ou menos assim: “Como pode esses sideropolitanos com ares de pobreza tomar conta de nossa cidade?” Podem dizer o contrário, mas era assim.

O PP como partido pouco interessava, pois era na época quase que um zero a esquerda depois que Altair Guidi foi o último a pular do barco que naufragava sem ter mais candidatos de ponta ao executivo municipal. Clésio Salvaro queria sim alguém do meio da burguesia para lhe abrir as portas e encontrou Marcio Burigo. Não era amizade, era negócio e deu certo.

Romanna Remor indo para o PMDB e tendo o PT de vice terá que enfrentar algumas situações diferentes, mas de composição e convencimento para também ter sucesso em sua trajetória. Os coerentes de PMDB e PT sabem que somente frente única com ela a frente para desalojar quem está com a máquina na mão e por isso se renderão a composição que no meu ver deveria ser Romanna/Zé Paulo.

Zé Paulo traz consigo o PT combativo. Tem com ele mesmo contestada por alguns e com certo merecimento uma história de luta principalmente sindical e dessa forma agrega o pilar forte do PT na cidade que são os mineiros, mas mesmo assim terá que ter operadores nas bases para o devido convencimento da necessidade da composição.

No PMDB Romanna precisará do mesmo fator. Se fortalecer o suficiente para não dar margem a alguns mandatários do partido que poderão ter preferencia por outro nome e ter equipe confiável trabalhando a base peemedebista que nunca viu com bons olhos estrangeiros que chegam ao tradicional partido.

Essa é uma analise de quem anda na rua há muito tempo e conhece as paixões partidárias de alguns e as matreiras atitudes de outros. Sem pé no chão e bem cercada Romanna pode levar a rasteira da vida dela. Fazendo o dever de casa e um pouco mais poderá ser a próxima prefeita de Criciúma.

O ato de lembrar

O ato de lembrar nem sempre significa cobrar algo, mas as coisas devem ser lembradas umas por um motivo outras por outro, mas devem, afinal de contas cabe a cada um dar esquecimento ao acontecimento ou não. Normalmente quem não gosta de certas lembranças é por que nelas moram culpa de talvez um ato falho do mesmo.

A lembrança deve existir dos momentos bons e de preferencia aproveitando o ensejo para mostrar ou mesmo alimentar internamente gratidão se necessário no caso lembrado. Mas também não deixar esquecer a quem cometeu delito ao falar ou fazer algo nem sempre visível aos olhos humanos que seu mal ainda impera em outra vida.

Quem não teme e tem certeza dos seus atos não se importa com a volta de assuntos a tona. Sabe que tem consigo decisões acertadas e que as levará para o lugar em que todos nós iremos para devido julgamento. E quem tem na bagagem bons feitos com certeza gosta de vez ou outra ser lembrado. Então que se pratique o ato de lembrar.

Seleção Brasileira - Será?

Como posso torcer por uma seleção com a vontade de outrora? Por uma seleção (amontoado) de estrangeiros que quando convocados pensam em primeiro lugar em sua valorização no mercado europeu,como? Outros chegam pedir dispensa porque já estão com a burra cheia e não querem colocar seus “pés de bailarinos” em jogo por causa de um país que nem lhes pertence mais.

Nos tempos de Zico&cia torcia com fervor até em amistosos. Tinha orgulho da seleção e acima de tudo com minha ingenuidade juvenil, do país. Como posso agora ter orgulho de um país de corruptos onde o sol continua nascendo pra poucos? Torcer com fervor para uma seleção que tem no comando um quadrilheiro chamado Ricardo Teixeira não me pertence.

É grana demais envolvida para jogadores e dirigentes e importância de menos dada aos torcedores. Que o futebol continue nos proporcionando bons momentos, mas que seja cada vez menos o ópio do povo, pois quando as cortinas se fecham a vida continua e para maioria dura e crua como sempre foi e será. Ahhh... Qualidade do futebol? Sem comentários.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Fim Do Arco Iris

Eu sempre ouvir falar que no final do arco-íris existia um pote de ouro, mas não foi bem isso que eu vi quando estive lá, bem que na verdade nem sei se lá cheguei. Por um tempo era o que parecia. Não fui ao fim do tão esperado grupo de cores expostos no céu, mas ao menos achava que estava no caminho certo em busca da recompensa.

Se existe mesmo um pote de ouro que na verdade nada mais é que a felicidade em forma figurada por que outros já não teriam tentado chegar ao fim dos tantos arco íris que surgem pós-tempestades? Se existissem acham que alguém já não teria encontrado o grandioso pote de ouro que lá se esconde?

Os arcos íris continuarão a aparecer em nossas vidas, mas com certeza não está lá o que tanto esperamos. A felicidade que vale muito mais que ouro se apresenta de forma fracionada em nossos dias. Feliz daqueles que tem a sorte de ver essas pequenas partículas espalhadas a sua frente e sabe aproveita-las, pois elas são o pote de ouro que faz brilhar nossas almas.

Em tempo: Escrevi isso pra lembrar que apesar do coração congelado ainda mora dentro de mim o mesmo de sempre somente a espera de recuperar as coisas importantes da minha vida. Peço desculpa a alguns pela agressividade em alguns textos e juro, mas juro mesmo que espero ansioso a oportunidade de voltar a ser eu.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

A Quem De Direito

Aos que colocaram num caminho onde mal se pode respirar lembro que a sentença não será de um homem só. Se acham que todos temem a própria sorte e que em poucos dias esquecem o acontecido se enganam. Se for bom será para todos sem jamais esquecer os feitos e os autores dos tempos de frio intenso. E se for ruim em definitivo vai ser da mesma maneira, será para os que de uma maneira ou outra viraram acionistas dessa questão em que a verdade se restringe a poucos.

Nisso tudo entre muitas coisas o melhor que tiraram foi a grande capacidade de acreditar nas pessoas. Mas toda alma arruinada tem espaço para quer brote uma flor e que dessa flor venham outras e virem um exército quase imbatível. Não se deve tomar um acontecimento como dogma de uma vida, mas não se deve guardar sozinho os resultados da colheita, seja ela boa ou ruim. Que se divida e dê a cada um o que for merecido.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

É justo? Será Mesmo?

Mais uma vez lendo umas coisas por aqui e por aí dei de cara com essa frase de Fernando Pessoa tão batida e pra mim de certa maneira questionável que é “Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo...” Será que a coisa realmente tem que ser assim? Será justo percorrer uma longa estrada para construir algo?

No meu modo de ver é injusto e de gosto duvidoso passar uma vida inteira levando lambada e juntando os cacos para então um dia construir algo grandioso. Não será melhor conforme as pedras forem aparecendo retira-las e começar a construir algo bom por menor que seja sem esperar o acumulo de desgraças em busca de algo muito ambicioso?

A frase de fato é bonita, mas acredito que não deva servir de diretriz para vida de ninguém. Pode acontecer de você ir juntando pedras por muito tempo e quando pensar em construir o famigerado castelo não tenha tempo. Sem contar que a felicidade mora em pequenas coisas não visíveis aos olhos dos gananciosos e que castelos não são afirmação de felicidade.

Entendo se me disserem que junto com a construção gradual do caminho as pedras retiradas forem guardadas a parte para então um dia construir algo maior, mas continuo achando que quem muito grande e longe pensa acaba esquecendo do momento e das coisas que nele devem ser resolvidas. Ambição é importante, felicidade é mais. Viva e deixe viver.

sábado, 2 de julho de 2011

Conecte-se e Desconecte-se

A internet das últimas invenções do homem foi a que mais radicalizou em termos de mudanças, sejam positivas ou negativas. Poder de alcance do conhecimento nunca esteve tão próximo para quem tem acesso e a comunicação nunca foi tão fácil, mas aí mora uma das mazelas da rede.

Com o advento da internet muitos começaram gradativamente a deixar de lado sua vida real. Os tímidos com dificuldade de comunicação foram os primeiros a se isolar. Os que se acham não aceitos por sua condição física seguiram mesmo caminho. Criminosos são um capitulo a parte, mas também se escondem atrás de teclados.

Nos casos citados e em outros as pessoas usam da rede para de forma dissimulada tentar mostrar a força que na verdade não tem e a beleza que acham fundamental para se firmar na sociedade e que não possuem, afinal de contas o mundo não é feito de belos, são minoria. Sem contar os delírios de grandeza sejam intelectuais ou financeiros.

Passam através de mentiras digitadas e fotos falsas ou maquiadas aquilo que esperavam ser e que acham necessário para serem aceitos. Vivem aquela mentira de tal forma que depois não conseguem mais voltar a realidade falível dos seres de carne e osso. Maioria tem defeitos e qualidades. Internet não é vida, é apenas uma ferramenta.

As pessoas podem se conectar e fazer bom uso desse adorável instrumento, mas sem esquecer que nada vai substituir a vida real. Cito-me como exemplo e digo que foi assim que conheci e fortaleci minhas verdadeiras amizades, dessa maneira que consegui espaço na minha vida profissional e bem assim, olhos nos olhos, que conheci a pessoa mais importante da minha vida.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Sexta-feira e seus ângulos

A sexta chegou e com ela o fim de uma semana, o descanso merecido e a oportunidade de planejar a próxima revendo conceitos para quem sabe acentuar acertos e não reprisar erros. Só que a semana que chega nunca será de fato igual a que foi. Pode ser parecida, melhor ou pior, mas igual nunca.

Na música Canto Pra Minha Morte Raul Seixas entre tantas dizia assim: “Cada vez que eu me despeço de uma pessoa pode ser que esta pessoa esteja me vendo pela última vez”. E assim também são com as situações que podem ser únicas. Não adianta achar que as oportunidades estarão sempre a nossa disposição porque não é verdade. Cada semana que acaba é uma cota a menos de chances de mudança.

A sexta e sua continuação não deve ser somente para descansar ou sair por aí e encher o latão, deve também, pois cada um deve se divertir da maneira que gosta e precisamos dos prazeres da carne para compensar as dificuldades do caminho. Afinal de contas não estamos na terra com a obrigação de sofrer. Mas a sexta é sempre chance de começar preparar melhor a segunda e assim a vida.

Sei que pode parecer bobagem para aqueles que não se deram conta que o tempo não para, as oportunidades não se reapresentam quando queremos e as pessoas que estão agora nem sempre estarão conosco. Que se aproveite a sexta e o fim de semana, mas que se atente para continuação dessa rápida passagem terrena. Sem exageros, mas que se pense no que está por vir.

Romanna e o Dinheiro Carimbado

Vereadora Romanna Remor que deverá ser candidata a prefeita nessa eleição com chances claras caso exista a frente da “humildade e coerência da oposição” mais uma vez coloca em cheque o governo do choque. Obs. Se caso não for na próxima tomando o devido caminho do qual tenho opinião formada, mas prefiro não colocar no momento, será de qualquer forma na sequencia.

O governo Clésio Salvaro/Marcio Burigo teima em fazer manobras que jogam valores de um lado para o outro como se não houvesse leis regendo tal situação. Espanta é que o governo municipal bate no peito ao dizer que tem governo técnico e não politico e comete erros dos mais variados. Será então ingenuidade ou desvio deliberado de conduta?

O termo “dinheiro carimbado” quer dizer que o recurso seja ele oriundo de convênios realizados com Estado ou União tem fim definido. Mesmo assim a sede eleitoreira faz com o governo municipal desafie Tribunal de Contas, Ministério Publico e no futuro os Tribunais Eleitorais. Depois quando querem cassar registros de candidaturas ou mandatos não sabem motivo.

Romanna Remor mesmo que não fosse candidata a mais nada cumpre atualmente seu dever de vereadora que é fiscalizar o executivo. Se o governo “Marcio e eu”, seus técnicos de primeira e seu apoio na assembleia feito por aquele que dá nó em pingo d’água tem razão quem dirá são os órgãos competentes.